Portugal é o país mais ocidental do continente europeu. Faz fronteira com a Espanha. As óptimas infraestruturas rodoviárias e aeroportuárias permitiram que Portugal ficasse mais acessível.
Membro da união europeia desde 1981, partilha a moeda Euro e as fronteiras (Espaço Schengen que reúne 26 países da Europa).
Com 800 anos, Portugal é país extremamente rico em história e monumentos. O Património português surpreende pela sua diversidade como as gravuras rupestres, vestígios romanos, a época das grandes descobertas, a ditadura, a revolução dos cravos e a modernidade dos últimos 30 anos. Em resumo, é um pequeno país repleto de visitas interessantes.
A população de cerca de 10,5 milhões de habitantes é cordial e educada. Os portugueses são reservados, mas muito acolhedores. De entre 31 cidades europeias e norte americanas, os portugueses são os que melhor acolhem os migrantes. Portugal posiciona-se no 2º lugar (2011 MIPEX III).
Com 850 kms de costa e um passado marítimo muito rico, Portugal é um país virado para o oceano. As praias algarvias (2013: prémio das melhores praias pelo Travel Choice) são as mais conhecidas alternando pequenas falésias rochosas com as longas praias de areia fina. Mas as praias de Lisboa também oferecem todas as actividades de lazer e de prática de Kite surf. As praias da Costa de Prata são também lugares magníficos.
O sistema de saúde
Portugal é reconhecido como o 12º melhor sistema de saúde do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O sistema de saúde público
A saúde em Portugal articula-se entre o público e o privado. O público oferece uma boa qualidade de tratamentos e cuidados com os doentes. As infraestruturas são excelentes, equipados de material de ponta e médicos reconhecidos.
Sendo residente, estará imediatamente ligado a um centro de saúde próximo da sua área de residência onde terá um médico de família. Os custos são suportados pela segurança social portuguesa, sendo apenas necessário pagar uma pequena taxa de moderadora (por exemplo uma consulta de rotina custa €2,10).
A qualidade do sistema de saúde tem contudo, um espaço de espera, que em função das especialidades e patologias, podem ser longos.
A saúde privada
Se preferir tratar-se no imediato, poderá igualmente ir a um médico privado onde pagará a consulta por inteiro.
Poderá escolher de pagar por cada intervenção médica ou contratar um seguro de saúde.
Os reformados podem continuar a fazer tratamentos de saúde no seu País de Origem
Dentro do acordo europeu, os reformados que recebem a reforma o seu país de origem, podem fazer os seus tratamentos e cuidados de saúde nesse respetivo país. O sistema de segurança social do seu país de origem, dá a oportunidade de continuar tratamentos ou fazer uma operação programada.
O regime fiscal
O regime fiscal faz parte de uma das grandes qualidades do país. Inúmeras leis recentes vieram suavizar a fiscalidade dos estrangeiros, o que tornou o país mais atraente aos olhos dos trabalhadores e dos reformados.
O estatuto de residente não habitual
Este estatuto em particular, igualmente chamado de RNH, é destinado aos estrangeiros que habitam mais de 183 dias por ano em Portugal (a metade do ano) e que não tenham sido residentes fiscais nos últimos 5 anos.
Benefícios principais:
– Exoneração de impostos sobre os rendimentos provenientes do estrangeiro (como por exemplo as reformas do sector privado) durante 10 anos.
– Imposição fixa de somente 20% (de imposto sobre os rendimentos) aplicável nos rendimentos provenientes de prestação de serviços e dos salários cobrados em Portugal
– Ausência dos direitos de sucessão para os descendentes directos residentes em Portugal. Por outro lado, as convenções fiscais entre a França e Portugal, no quadro da união europeia garante evitar a dupla tributação sobre os rendimentos.
A minha reforma em Portugal
Os atributos do país são imensos:
Um país da Europa
– Ambiente calmo e seguro
– Um país politicamente estável e que utiliza o Euro
– Clima ameno o ano inteiro
Atributos econômicos
-Poder de compra superior
– Em termos imobiliários, permite comprar superfícies maiores)
Uma qualidade de vida incomparável
– Capacidade de acolher a família durante as férias
– Sistema de saúde de ponta
– Vantagens fiscais
Trabalhar em Portugal
Trabalhar em Portugal quando estamos sós ou com a família oferece perspectivas interessantes.
Se a maior parte das empresas procura pessoas de língua portuguesa, outras empresas procuram pessoas que falem francês ou inglês. Várias empresas estrangeiras já abriram filiais em Portugal (e mesmo criadas em Portugal) nestes últimos anos.
Na maior parte do tempo pode beneficiar de um contrato de trabalho português.
Pode também exercer uma actividade independente graça aos diferentes estatutos previstos na lei portuguesa. A criação de empresas ou o registo dos trabalhadores independentes é bastante simples e acessível pela internet.
Custo de vida da família, as crianças podem frequentar escolas portuguesas ou estrangeira de ensino Alemão, Francês, Sueco, Russo entre outras. Aqui fica uma pequena lista: Carlucci American International School of Lisbon, International Preparatory School, St. Dominic’s International School, St. Julian´s International British School, Lyceé Français Charles Lepierre, Deutsche Schule Lissabon, and CornerStone Academy.
E com certeza, beneficia dum apartamento familiar confortável e espaçoso a um preço atractivo.
O clima é um dos mais amenos da Europa. Nem muito quente nem muito frio mas naturalmente com diferenças variando se está no norte ou no sul de Portugal. Com cerca de 300 dias de sol por ano, pode usufruir de magníficos dias de inverno!
A gastronomia portuguesa oferece uma grande variedade de sabores. As receitas são simples mas deliciosas. Desde os frutos do mar ao porco preto, ao peixe pescado na costa, o famoso bacalhau, frutas e legumes saborosos: Terá estas escolhas consoante a região onde se encontra. Não esqueçamos os excelentes vinhos que cada vez mais têm reconhecimento internacional. Nostálgicos do Camembert e de outras especialidades? Poderá encontrar todos estes produtos em supermercados selecionados.
Portugal sofreu uma grande crise entre 2010 e 2013 tendo sido necessária a ajuda internacional. Saídos deste programa de assistência, a economia registou progressos significativos. O aumento do PIB foi de 1,4%. Assim, e num contexto global e segundo os números do banco mundial, ainda é a 48º economia mundial.
O custo de vida em Portugal é um dos maiores atributos de Portugal. O salário mínimo é de 530€ mas com salários bastantes superiores.
O IPC (índice de preços no consumidor) de Portugal é um dos mais baixos da Europa Ocidental. Por exemplo, um restaurante de qualidade, com entrada, prato principal e sobremesa custa-lhe cerca de 40 euros para duas pessoas e um bilhete de transportes custa 0,80 euros.
Horário: Greenwich
Indicativo do pais: 351
Religião: maioritariamente católica romana
Receba sem custos o nosso Guia de compras em Portugal diretamente no seu e-mail. Basta preencher o formulário.
Receba sem custos o nosso Guia de compras em Portugal diretamente no seu e-mail. Basta preencher o formulário.